Projetos

Malocália (Espetáculo-Intervenção-Mambembe)

Sinopse: MALOCÁLIA é a interação da poesia falada com outras linguagens artísticas como a música, a expressão corporal, as artes visuais e a performance, num jogo fluido e espontâneo, próximo a uma jam-session mambembe, em que poetas, músicos e grafiteiros/artistas plásticos revezam-se num diálogo direto com o público.

Release

O movimento Malocália, que se apresenta na prática como espetáculo mambembe de rua, teve sua estreia marcada no início de 2010 junto ao SESC Pompeia, seguindo com apresentações em parceria com a mesma instituição, nas unidades Itaquera, Interlagos, Ipiranga, Pinheiros (*Virada Cultural 2011) e em turnê no Circuito SESC de Artes 2010, à convite da organização.

Em suas edições realizadas, esta vertente do coletivo Poesia Maloqueirista, vem reunindo artistas oriundos dos mais variados segmentos culturais, sendo a poesia base de linguagem, tendo recebido convidados que representam diversos grupos e iniciativas expressivas da produção cultural contemporânea, tais como Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, CICAS, Cupuaçu, Sarau do Binho, Baque Bolado, banda Meia Dúzia de 3 ou 4, entre outros, propondo assim um diálogo consistente com a atual geração, buscando identidade e interação a fim de marcar intensa e criativamente um período, valorizando assim a produção autoral em nosso contexto.



PoéticaÓtica (Espetáculo Multimídia)

Release: Da união entre integrantes dos coletivos Barulho.Org e Poesia Maloqueirista, nasce a PoéticaÓtica, onde a relação com a grand metrópole, seu caos inerente e arquitetura, dialogam com a influência cultural da miscigenação, o urbano e o popular, texturas, sonoridades, imagens, palavras, corpo. Eletrônico e orgânico na mesma frequência, em harmonia com a intervenção e a performance.
O projeto estreou no festival de Santana do Parnaíba 2011 e foi contemplado no edital Primeiras Obras 2012, do CCJ (Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso).


O Projeto


Espetáculo poético-performático-audiovisual, tem como proposta apresentar diferentes relações que travamos com a cidade. Seu caos inerente e arquitetura, dialogam com a influência cultural da miscigenação, o urbano, a cidade (im)popular, texturas, sonoridades, imagens, corpo e palavras. Eletrônico e orgânico em harmonia composta através de projeções de imagens e palavras poéticas construídas em tempo real, sons eletrônicos e acústicos, mestiços e mamelucos doces.O olhar poético mais próximo da vida das pessoas, fomentando a reflexão sobre como interagimos com nossa cidade e as diferentes culturas que a permeiam. O desarmamento da alma, assumindo a reflexão sobre quem somos e como interagimos com o espaço em que vivemos. Qual nosso papel enquanto sujeitos participantes da construção de nossa cidade? Como ocupamos este espaço? Conceitos como arte pública e intervenção urbana difundindo a poesia visual e a intervenção poética a novos públicos, bem como a incorporação e acesso a novas tecnologias na produção poética, a formação de um novo olhar sobre a relação que temos com a cidade e a valorização dos indivíduos que a habitam numa relação espontânea e de troca.
Com a participação e interação do público num projeto inédito, nasce o desejo de somar para dividir. Somar possibilidades e dividir, compartilhar conhecimento e ação. A cidade, a poesia, o novo, o velho de novo, a tecnologia, a intervenção, o Olho; nossos deslocamentos e moradas, revisitados, hoje, amanhã e depois, também. Um projeto em constante criação, lapidado pela metamorfose oriunda do diálogo das diferentes expressões artísticas



Récita Maloqueirista (Sarau)

Sinopse: A Récita Maloqueirista é um sarau organizado pelo Coletivo Poesia Maloqueirista, que tem como foco a interação entre autores e artistas contemporâneos em geral, sendo a poesia e a literatura suas bases de linguagem, tanto na forma oral, quanto visual e sonora. Este encontro possibilita a expressão de textos e performances, reunindo grande diversidade de estilos e conteúdos, ampliando o diálogo da literatura contemporânea ao cotidiano do cidadão.

O Projeto - A Récita Maloqueirista trata-se de um encontro que estimula a troca de conteúdos entre autores e artistas em geral, tendo como principal foco a poesia e a literatura contemporânea, a partir de pessoas dos mais variados gêneros e classes. O sarau inicia com a intervenção de integrantes do Coletivo Poesia Maloqueirista, que se alternarão como mestres de cerimônia do evento.  Em seguida, o palco será aberto para leituras, intervenções e performances dos inscritos. O sarau promove também lançamentos de livros e tem sempre espaço disponível para a exposição de publicações alternativas como livretos, revistas e jornais. Devido ao fato dos organizadores do sarau participarem ativamente de diversos eventos da mesma natureza, espalhados por toda a cidade - seja em regiões de periferia ou centrais –pessoas que representam este intercâmbio se reúnem, gerando grande diversidade de estilos, promovendo a interlocução e o diálogo entre apreciadores e entusiastas da literatura produzida atualmente no país. 
O sarau fez parte da programação mensal do Espaço dos Parlapatões (SP), nos anos de 2009 e 2010. Teve edição especial realizada na comunidade Morro do Querosene, em parceria com o Coletivo Barulho.org, unindo intervenções de grafitti com o Duo 6emeia e cultura popular com os mestres Dinho Nascimento e Tião Carvalho. Também já ocorreu de forma itinerante, em espaços como CEU Perus, Casa Amarela Santo Amaro, Biblioteca Alceu Amoroso Lima, SESC Sorocaba e em eventos como Sarau do Metrô (Estacão Santa Cecília, SP) Sarau São Paulo (Pq. Ibirapuera) e Bienal do Livro 2010 (Estande Volkswagen), sendo estes 3 últimos a convite da Organização Social Poiesis de Cultura, que também é responsável pelo projeto de mapeamento “Pontos de Poesia”, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, no qual a Récita Maloqueirista também é participante.


Oficina Poiesis Urbanus (Criação Literária, Oralidade e Produção Artesanal de Livretos)


Sinopse: Com o objetivo de ampliar o diálogo com a poesia contemporânea, a oficina ministrada por integrantes do Coletivo Poesia Maloqueirista, busca a partir de exercícios de criação, estimular a poesia performática e discutir as publicações em formatos alternativos. Com leituras embasadas em escritores de gerações diversas, do clássico ao contemporâneo, o aluno ampliará seu conhecimento literário simultaneamente à descoberta de sua identidade textual. Ao explorar as possibilidades de expressão através de performances e exercícios sinestésicos, o aluno poderá desenvolver suas formas de comunicação, com a possibilidade de criar seus próprios zines, fortalecendo a discussão sobre publicações em formatos alternativos

O projeto

- Da Criação Literária: Utilizar estilos literários variados como referência, com leituras embasadas em escritores de gerações diversas, do clássico ao contemporâneo, possibilitando o exercício da criação a partir da construção que identifica o respectivo autor. Desta forma propõe-se uma dinâmica de absorção, simultânea à descoberta da identidade própria de cada um na vertente explorada. 


- Da Poesia Performática (falada e sonora): Pesquisar referências históricas deste tipo de experimentação e explorar as possibilidades de expressão através de performances, utilizando a fala ritmada da poesia, agregando também elementos sonoros, tendo a voz como principal recurso e instrumento, ampliando o campo de visão da interpretação do texto, numa perspectiva sinestésica, valorizando assim também o exercício da comunicação. 


- Da Produção Artesanal (zine): Propôr a partir de formatos alternativos de livretos (zines), a produção de publicações onde o meio de impressão poderá ser feito em máquinas de mimeógrafo, fotocopiadora, papelão, impressora a laser e off-set, realizando ao final da oficina, a produção de publicações alternativas dos participantes, onde cada um poderá descobrir o seu formato e imprimir com alguma das propostas sugeridas. - Objetivo geral Promover a interlocução entre criação literária, performances poéticas e publicações em formatos alternativos, valorizando a pesquisa temática de movimentos e manifestações artísticas, tendo como resultado a realização de um sarau, onde as experiências poderão ser exercitadas na prática. - Objetivos específicos Estimular a poesia performática Exercitar a criação literária Produzir publicações em formatos alternativos.


Experimento Prosótypo (Banda Performática)


O Experimento Prosótypo é uma banda performática, vertente musical do coletivo Poesia Maloqueirista, que tem como proposta a adequação sonora da poesia falada à diversos ritmos musicais, dialogando com elementos cênicos, que transitam entre teatro, dança contemporânea e intervenção urbana. Passeia por influências que vão do blues, jazz e funk, ao miami bass, rock, samba, ska e ragga, numa proposta dinâmica e fluida. Diversos temas são abordados nas performances, explorando universos que variam entre o lúdico e a crônica urbana, com pitadas de humor e misticismo. Formada em 2006, já se apresentou em diversos espaços dentro e fora da cidade de SP, tais como Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Casa das Caldeiras, Espaço Zé Presidente, Casa das Rosas, Galeria Olido, Centro Cultural Rio Verde, Lado B, Dinho's Bar (Paraty-RJ), entre outros. Neste movimento sonoro de ritmos e vozes, a formação atual envolve os poetas Aline Binns, Berimba de Jesus e Caco Pontes acompanhados de músicos que desenvolvem de maneira virtuosa, instrumentais de guitarra, baixo, bateria e efeitos, equilibrando a harmonia entre música e poesia falada.