Friday, March 09, 2012

Oficina Poiesis Urbanus na sede da OCAS


Quintas de março, das 10h as 12h

*Inscrições no ato, há vagas!


Com o objetivo de aproximar a literatura ao cotidiano do cidadão, a oficina ministrada por integrantes do Coletivo Poesia Maloqueirista, busca a partir de exercícios de criação estimular a oralidade e pensar publicações em formatos alternativos/artesanais. Com leituras embasadas em escritores de gerações diversas, do clássico ao contemporâneo, o indivíduo ampliará seu conhecimento literário simultaneamente à descoberta de sua identidade textual. Ao explorar as possibilidades de expressão através de performances e exercícios cênicos, poderá desenvolver suas formas de comunicação. E para finalizar a oficina, todos os presentes receberão auxílio na criação de seus próprios zines, fortalecendo a autonomia sob influência da cultura independente.

08/03 -
1o. encontro: Roda de Leitura com os inscritos.
Mediação: Aline Binns, Berimba de Jesus e Caco Pontes.

15/03 - 2o. encontro: Criação Literária espontânea, dinâmicas e exercícios para levantamento de textos autorais e coletivos dos participantes.
Orientação: Berimba de Jesus.

22/03 - 3o. encontro: Oralidade, expressão da poesia falada, jogos poéticos e teatrais, comunicação, ritmo, musicalidade e entendimento da mensagem transmitida.
Orientação: Caco Pontes

29/03 - 4o. encontro: Pesquisa de visualidade, estética,formatos de publicação, seguindo a influência do "Faça você mesmo", chegando à concepção de livretos e zines produzidos pelos inscritos, que poderão ser reproduzidos para divulgação posterior ao processo das oficinas.
Orientação: Aline Binns


OCAS (Organização Civil de Ação Social)
Rua Campos Sales, 88, Brás, São Paulo-SP