Saturday, September 24, 2011

Outras Margens II

O ciclo "Outras Margens" volta à Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em sua 2ª edição, ampliando o diálogo e a reflexão sobre a contracultura nos meios de produção poética contemporânea, reconhecendo também a influência de gerações anteriores. No decorrer do mês ocorrerão atividades como debate, videoinstalação, performance, sarau e show, como parte da programação do projeto "Mês da Cultura Independente". Curadoria dos poetas Berimba de Jesus e Caco Pontes, integrantes do coletivo "Poesia Maloqueirista".

O Mês da Cultura Independente acontece em diversos equipamentos culturais da Secretaria Municipal da Cultura. A programação completa pode ser acessada no site www.cultura.prefeitura.sp.gov.br


Confira abaixo a programação na biblioteca Alceu Amoroso Lima:


23 de setembro às 19h:

(H)á Margem? – Os limites entre classe social e vitrine da produção criativa
Com Joannes Silva, Nicolas Behr e Sérgio Vaz. Mediação de Paloma Kliss

A produção criativa de poesia e literatura, desde a geração mimeógrafo até a geração fotocópia e periférica, sempre se deparou com as dificuldades do mercado editorial, fosse o autor de poder aquisitivo ou de dificuldade financeira. Quais as possíveis semelhanças entre ambos, ou não há equivalência devido ao fator monetário? Após o debate haverá o Sarau do Binho.

Sarau do Binho
Há sete anos, tradicionalmente às segundas, o Sarau do Binho reúne poetas, artistas, professores, estudantes e toda comunidade do Campo Limpo, zona sul da periferia de São Paulo. Os participantes são convidados a expressar suas ideias por meio de diversas linguagens artísticas como poesia, música, teatro e artes visuais.


24 de setembro às 19h:

Performance: Na contramão
A atriz e escritora Dani Smith apresenta solo com adaptação cênica de sua crônica urbana "Na contramão", abordando poeticamente sentimentos e reflexões que permeiam a polifônia e o caos da metrópole.

Show "Contra Cult: Ruralistas"
Participação: Nicolas Behr e Giovani Baffô
As bandas Experimento Prosótypo & Na Sala do Sino são da mesma geração, com estilos diferentes e características comuns, se apresentarão juntas no palco, confluindo para uma Jam Session ao final do espetáculo.

Experimento Prosótypo
O Experimento Prosótypo é uma banda performática, vertente musical do coletivo Poesia Maloqueirista, que tem como proposta a adequação sonora da poesia falada a diversos ritmos musicais, dialogando com elementos cênicos que transitam entre teatro, dança contemporânea e intervenção urbana. Passeia por influências que vão do blues, jazz e funk, ao miami bass, rock, samba, ska e ragga, numa proposta dinâmica e fluida.

Na Sala do Sino
A banda Na sala do Sino faz parte do contexto da música e da cultura independente. Fortemente atuante no cenário carioca, tendo a música como base, apropria-se de diversas linguagens artísticas para criar uma nova forma de interação cultural, na qual o valor está no intercâmbio direto com pessoas de classes e faixas etárias distintas.


Foto: Victor Herege

Experimento Prosótypo, banda performática da Poesia Maloqueirista.
Da esq. p/dir: Teo Garfunkel, Caco Pontes, Aline Binns, Berimba de Jesus e Guima Mendonça.


Videoinstalação: Desmargi_nada
Realização: coletivo Overlei

O público terá contato com a videoinstalação através de televisores antigos espalhados pelo espaço, estabelecendo uma relação sensorial com a linguagem poética. Os vídeos serão baseados em poemas de autores cuja trajetória dialogam com movimentos contraculturalistas: Ademir Assunção, Aline Binns, Berimba de Jesus, Caco Pontes, Celso Borges, Celso de Alencar, Giovani Baffô, Glauco Mattoso, Heyk Pimenta, Mia Vieira, Nicolas Behr, Renato Limão, Sérgio Luiz Dias e Sonia Pereira


30 de setembro às 19h:

Poesia de Rua: Na contramão da margem?
Com Analu Andriguetti, Marco Pezão e Tiago Mine. Mediação de Heyk Pimenta

A poesia de rua resiste, nestas últimas décadas, através de poetas que divulgam seus trabalhos publicados de mão-em-mão ou oralmente em centros urbanos, espaços culturais, feiras e eventos voltados à literatura. Mesmo alcançando o público que transita por estes espaços, mas que não necessariamente consumiriam livros de poesia em prateleiras de livraria, seria possível reconhecer a existência de uma produção de qualidade neste segmento? O que é o poeta de rua? Um camelô literário, um artista procurando seu espaço? Ou uma linha marginal que já foi engolida pelos modos do sistema?


Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777
Pinheiros 05413-021 São Paulo, SP
Tel. 11 3082-5023
bmalceualima@yahoo.com.br

Thursday, September 22, 2011

6 ANOS DO CAOS CULTURAL!

*ARTE-CARTAZ: ROMULO ALEXIS


Senhoras e Senhores, com muita honra, alegria e em tempo:
O coletivo Poesia Maloqueirista realizará edição especial de aniversário de 6 anos do seu tradicional evento multiarte C.A.I-MAL, no Espaço Zé Presidente, completando mais uma primavera deste que já resistiu por muitos carnavais. Viva Vaia! (mas vaia de bebum num vale...) Tudo isto um bom pre-texto pra interagir como festa do ciclo Outras Margens, que chega à 2a. edição, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Então, para abrir os trabalhos, sexta próxima, 23/09, rola a primeira atividade na biblioteca, a partir das 19h, com debate entre Sérgio Vaz, Nicolas Behr e Joannes Silva, com mediação de Paloma Kliss, seguido de edição especial do Sarau do Binho. Tudo isto até umas 22h. Em seguida, seguimos para celebrar no Centro de Ação In-forMAL noite adentro, para sábado retornarmos à biblioteca, mas na sequência segue a programação detalhada. Aqui, C.A.I-MAL!

V.A.I.A / C.A.I-MAL

Versos Atônitos Integrados em Alpha
Centro de Ação In-forMAL
...
Espaço de proposição do caos cultural
INFORMAÇÃOENTRETENIMENTOCOESOSUBLIMINARPÓSCONTEMPORÂNEO

- poesia, música, performances, contracultura, possibilidades -

Frequências Sonoras: EXPERIMENTO PROSOTYPO / NA SALA DO SINO (RJ)
Falatório Literário: JORGE VAZ NANDE, SINHÁ, NICOLAS BEHR
Tubo de Ensaio: PRELÚDIO AOS LAÇOS EFÊMEROS (MARCELLE DARDENNE)

InstalAÇÃO: PRÉ-ESTREIA DESMARGI_NADA [COLETIVO OVERLEI]

Curtas: BRAXÍLIA / HOTEL TROMBOSE / MEI QUE EM OFF - EDIÇÕES & ALTERNATIVAS

Na pista: DON CACO & BAFFÔ (DISCOTECAGEM MALOQUEIRA VARIADA)

Realização: POESIA MALOQUEIRISTA

23/09 - 23hs
Entrada: R$10 até 0h
Após - R$15
informações: 11 2894.8546
http://zepresidente.com.br/


DIVERSÃO GARANTIDA OU SUA TELEVISÃO DE VOLTA!