Friday, July 29, 2011

Geléia Geral!


*Os 20 primeiros inscritos poderão participar do evento, apresentando poemas autorais no microfone!

Sarau da Ponte: ZAPoetando!

Palavras que não são ao vento.
Mas que estão em movimento.
Poetas urbanos.
Humanos.
Gente que tem o que dizer .
Gente como eu, como você.
Está inaugurada a zona autônoma da palavra!
1,2,3 ZAAAAAAAAAAAAAAP!

ZAP! Zona Autônoma da Palavra é a primeira noite de "Poetry Slam" (campeonato de poesia) do Brasil. Acontece toda segunda quinta-feira do mês na sede do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos-Teatro Hip Hop.
É um espaço dedicado a poesia falada, ágora livre, fresta no tempo onde a
diversidade é convidada de honra e a celebração da palavra o principal objetivo.
A cada encontro, pessoas das mais diferentes idades, profissões, visões de mundo, anseios e crenças reúnem-se para compartilhar palavras, idéias, experiências e pontos de vista. Em meio a polifônica e barulhenta São Paulo, uma suspensão no tempo-espaço. Silêncio. Todos param para ouvir, ver e sentir:
POESIA
A entrada é livre, é só chegar. A noite começa com a projeção de filmes às 19h. Em seguida às 20h tem início o “Microfone Aberto”, onde podem ser declamadas (ou lidas) poesias e textos tanto autorais como de outros autores. Às 21h começa o jogo entre os poetas, o
Slam! Qualquer pessoa pode participar tanto do “Microfone Aberto” quanto do "Slam". É só chegar e se inscrever na hora!

Regras do Slam:


1) Um poema (ou texto) por vez, devendo ser de autoria do poeta (podem ser lidos)

2) Sem acessórios, sem figurino, sem acompanhamento musical.

3) Os poemas devem ter no máximo 3 minutos (ou menos) mais 10 segundos de bônus. Após esse tempo a cada 10 segundos excedidos 1 ponto é descontado.

Um júri formado por cinco pessoas, sorteadas ou escolhidas na hora pelo apresentador (host/mc) entre o público, atribui uma nota após cada poema numa escala de 0.0 a 10.0, podendo haver notas quebradas (por ex:7,8 ou 9,6....). Além do conteúdo do texto o júri deve estar atento a maneira como ele é apresentado.
O que os jurados julgam: Forma + conteúdo, inspiração poética +performance.
A nota mais alta e a mais baixa são retiradas. Um assistente (no ZAP! o "Zapitágoras") faz as “médias” e as notas são marcadas em um quadro (pela nossa black patinadora- a "Xuxu" ) onde todos possam ver.
São três rodadas, portanto quem quer participar do Slam deve levar 3 poemas diferentes "na manga".Todos os poetas inscritos participam da primeira rodada. As melhores notas participam da segunda e assim por diante até a terceira e última, onde é eleito o "Zapeão" da noite.
O "Zapeão" da noite leva pra casa um prêmio cultural: livros!!!livros!!!livros!!! além de cds e dvds!

Sarau da Ponte: Bradando na Brasa!


Sarau poesia na brasa, criado em 05/07/2008, é um movimento cultural de periferia para a periferia. Tem o objetivo de produzir e divulgar a arte dentro da periferia e demais espaços onde se encontram os nossos irmãos e irmãs. Espaço de expressão dos periféricos. Discussão e reflexão sobre a periferia, porém é aberto a todos que queiram comungar da palavra. Desde de julho 2008 fazemos saraus regulares dentro de um bar (Bar do Cardoso e depois Bar do Carlita), também fazemos saraus dentro de escolas, UBSs, Unidades da Fundação Casa, Centros Culturais e em todos os espaços onde podemos trocar ideias e comungar da palavra. Ao longo dos nossos dois anos de existência lançamos 6 livros com autores (as), das periferias de São Paulo, principalmente da Vila Brasilândia, com exceção do livro histórico “Tambores da Noite” do grande poeta negro, Carlos de Assumpção. Nos nossos encontros quinzenais, os tambores e a oralidade são carros chefes na nossa comunhão, regatando assim, tradições milenares de nossos ancestrais. O Sarau Poesia na Brasa é parte integrante de um movimento de “Literatura Periférica” que acontece, principalmente, na periferias de São Paulo, nascemos seguindo o exemplo de outros saraus que acontecem pelas periferias paulistanas, como a Cooperifa, Sarau do Binho, Elo da Corrente, sem com tudo deixar de expressar nossa originalidade e independência no tocar dos nossos trabalhos assim como é em outros saraus. No Sarau Poesia na Brasa, todos e todas são bem vindos é só saber chegar, “...chega no miudinho, chega devagar...”

Sarau da Ponte: o Burro que tudo vê!

Na necessidade de um lugar que abrigasse um sarau livre, surgiu a ideia de misturar as artes de rua com poesia nas dependências do espaço coletivo 132. Tentando fazer um evento cultural simples e alternativo estreitando os laços entre arte e poesia, dividindo o mesmo local. Idealizado e executado o projeto Sarau do Burro, começando no inicio do ano de 2009.

O sarau do burro é um espaço para livre experimentação poética que mescla poesia e artes urbanas. Num ambiente anárquico e caótico como este, a proposta é a mais livre possível, não tem uma programação formal. Cada pessoa é livre pra mostrar suas poesias na hora que melhor convir. Impondo sua presença e cavando seu espaço, logo o sarau inibe mas libera. A programação aberta permite que os participantes formem o evento. Podendo ter num um grafitteiro fazendo sua arte ou uma dançarina de tribal fazendo sua performance lado a lado; isto tudo regado por música, poesia e arte, de preferência das vertentes mais urbanas, como rap, repente, trova e graffiti.

Toda primeira terça-feira do mês, na sede do Coletivo 132, localizado na rua Nilo, 132 – das 19:00 até as 22:00 horas.

A entrada e as palavras são francas.

Assista um pouco do que rolou:

vídeos: http://vimeo.com/26297316

http://vimeo.com/25642490

http://www.youtube.com/watch?v=QP3o-ITjJIg

fotos: http://www.flickr.com/photos/cibelle_moura/sets/72157622765090682/with/4087719739/

http://www.flickr.com/groups/1249172@N21/

Tuesday, July 26, 2011

Sarau da Ponte - cruzamentos:


O Sarau Elo da Corrente é realizado desde 2007, às quintas feiras (menos a ultima do mês), no bar do Santista, bairro de Pirituba. É um espaço de encontro comunitário pra celebrar a palavra e a produção literária oral e escrita. Realiza apresentações com a roda de poemas “ESCANCARANDO OS JURUBINS”. Nesse versado os poetas e poetisas apresentam um repertório lítero-musical, com poemas de autoria própria e declamando versos de referência da literatura de cordel, negra e periférica. 



"Por aí muito sinhô

Esses chamado doutô
Diz que nossa poesia
É limitada, um horrô

Pois eu digo que esses cabra
Que nunca pegou na enxada
Dizem que sabe de tudo

Mas num sabe é de nada...”

***

O Sarau Elo da Corrente está envolvido no piloto do projeto Sarau da Ponte, uma Jam Session - ou Geléia Geral - de eventos tradicionais de poesia da cidade, onde a cultura da oralidade se fundamenta. Esta 1a. edição acontecerá no SESC Pinheiros, sábado próximo a partir das 18h30.